DOU TUDO POR UMA BANDA LARGA!

DOU TUDO POR UMA BANDA LARGA!
Pensa Rápido!

sexta-feira, 9 de abril de 2010




Se pode ter dois, pra que ter um só!?

Acompanhar por três dias o modo como dois agregadores de noticia se comportam e produzir um texto. Essa foi a tarefa. Quando recebi a incumbência do exercício logo pensei, tá!, mais será que é possível alguém acompanhar o ritmo de linha de produção, ou seja o bombardeio de informação geralmente promovido por essa conhecida ferramenta: o RSS.
Quando se fala em conteúdo de Web, já sabemos que filtrar o imenso cabedal disponível na rede é uma tarefa árdua. Informações chegam desde à empresa jornalistica mais formal e estruturada, até do blog onde o profissional que trabalha de madrugada alimenta pela manhã. Cotejei o Google reader, agregado do bom, Gmail com o NF reader, programa especificamente desenvolvido para captar RSS de sites que escolhi e ficar a todo momento piscando na minha barra de ferramentas. O fato, ou melhor, minha melhor versão para o fato é que, o Google reader oferece um melhor aparato para o usuário, desembocando assim em uma interface geralmente de fácil deglutição para os iniciantes. Por outro lado, o NF reader é um software que se encarrega do recado, embora enxuto. Contudo é na simplicidade do NF que se encontra o seu ponto alto.
Não cheguei a ver outros leitores de RSS, restringi-me aos dois. O Google reader como eu disse é um agregado do Gmail. Assim vem de brinde. Nem por isso é dispensável, sobretudo aos que gostam de informação. O reader da Google em sua página inicial, mais a direita, apresenta as atualizações. Compondo com a lista dos RSS visualizados por último e dicas de alguns atalhos para teclado usados no reader, o lado direito, visto por nós na tela do pc, ou em um qualquer dispositivo wireless por aí. À esquerda da tela se encontram os comandos.
Em síntese, na parte esquerda é possível compartilhar itens, marcar feeds, filtrar pelas próprias inscrições ( RSS escolhidos), além de receber na tela indicações de fontes ditas “seguras”. Embora o reader da Google tenha vários recursos, um diferencial para os aficionados pela eficiência da informação cibernética são as estatísticas que, medem as visualizações e apontam ao utente suas preferências e periodicidades.
Quanto ao NF reader, não possui grandes recursos. Inscreve-se nele as preferências e o programa vai atualizando em tempo real as notícias. A vantagem para o produto Google reside no arquivamento e nas visualizações que com o NF reader são de acesso mais fácil e com uma tela mais limpa. Nesse sentido, a hipertextualidade do NF reader é menos exacerbada que a do Google reader. Não se encontra no Nf reader aquilo que não quer se encontrar, você pode montar o programa da forma que preferir. Claro!, limitadas as capacidades do programa.
Em suma, pontos negativos para os dois leitores de RSS; ambos não exibem a notícia em páginas próprias, direcionam-me ao poder do site, blog, ou quem quer que eu tenha escolhido. Não gostaria de abrir uma janela a cada manchete que me de vontade de clicar. Assim concluo, se o cara quer mesmo se entulhar de informação ou trabalha com isso, fique com os dois, pois se você não tem, um dia vai ter um Gmail, e daí, Goolge reader. Por que não usar? E depois baixe um bom leitor de RSS refine com outros assuntos e buscas, trabalhe os dois. É assim nesse mundo de articulação de meios para alcançar fins, todos e muitas vezes teremos a acumulação de ferramentas para um mesmo serviço. O que ajuda ou atrapalha?, nós decidimos?

Um comentário:

  1. Gostei...se ajuda ou atrapalha, só depois de unas 3400 notícias não lidas a gente fica sabendo...
    Um abraço,

    ResponderExcluir